terça-feira, 15 de junho de 2010

SOU GATEIRA

BLACK MIAU, MEU PRIMEIRO GATO. TEM 13 ANOS E MEIO. NASCEU EM 12 DE DEZEMBRO DE 1996


SER GATEIRA É UMA QUALIDADE EXCEPCIONAL PARA O SER HUMANO. SOMENTE QUEM TEM GATOS ( OU SÃO PROPRIEDADE DELES) PODE EXPLICAR ESSE SENTIMENTO DE AMOR RECÍPROCO. SOMENTE QUEM OS TEM, E REPITO, OU É TIDA POR ELES, DESCONTRÓI TODOS OS MITOS: QUE NÃO OBEDECEM, NÃO SÃO AMOROSOS, GOSTAM MAIS DA CASA DO QUE DE PESSOAS, ABANDONAM A MORADIA, SÃO ARREDIOS, FAZEM PARTE DE UMA ESTRANHA CONFRARIA DE SERES SOBRENATURAIS. QUE SÃO DESOBEDIENTES, DESTRUIDORES DE MÓVEIS, ETC, ETC, ETC.

NADA DISSO. SÃO ESSENCIALMENTE AMOROSOS E NOS CONFUNDEM COMO SEUS IGUAIS. SÃO GUARDADORES DE SEUS ESPAÇOS, AMOROSOS, CONSTROEM SEUS RITUAIS, TÊM HÁBITOS PREVISÍVEIS, RESPONDEM PELO PRÓPRIO NOME, CONSTITUEM UM REPERTÓRIO PRÓPRIO DE PALAVRAS, APRENDIDAS AO LONGO DA CONVIVÊNCIA E AMOROSAMENTE ENSINADAS.
POR OUTRO LADO SÃO MANDÕES, COMO OU SE DIZ: "CACHORROS TEM DONO. GATOS TEM FUNCIONÁRIOS."
SÃO BRINCALHÕES, ÀS VEZES CONSIGO MESMOS, OUTRAS VEZES NOS CONVIDAM PARA UM JOGO QUALQUER, CRIADO NA HORA. EXIGEM QUE ESTEJAMOS Á DISPOSIÇÃO DELES EM TEMPO INTEGRAL. E TEM QUE SER NA HORA: BEBER ÁGUA NA PIA, SAIRMOS DE NOSSO CANTO ESCOLHIDO PARA UM DESCANSO, DEIXAR DE LER LIVRO OU REVISTA PORQUE SE EMPOLEIRAM EM NÓS COMO FÔSSEMOS ÁRVORES. EXIGEM ATENÇÃO. ENFIAM A CABEÇA POR BAIXO DE NOSSAS MÃOS OU BRAÇOS. REJEITAM COMIDA QUE NÃO SEJA A RECÉM COLOCADA. E MAIS, ÁGUA FRESCA. FRESQUÍSSIMA. PORTAS DE ARMÁRIOS, DE CARRO OU DE QUAISQUER COMPARTIMENTOS, DEVEM FICAR CONTANTEMENTE FECHADAS, POIS ENTRAM, SE ESCONDEM E QUEM OS TIRA DE LÁ?

SER GATEIRA É ENCONTRAR PRAZER NESSA RELAÇÃO, NESSA CONFIANÇA MÚTUA, NESSE AFETO EXPLÍCITO QUE DEMANDA ESCONDER AS GARRAS AFIADAS AO NOS FAZER CARINHO.
SER GATEIRA É DAR ABRIGO AOS QUE FORAM ABANDONADOS, SEM ESCOLHER COR DO PELO, DA RAÇA OU DOS OLHOS.
SER GATEIRA É SABER QUE A RAÇA DOS SEUS FELINOS É CHAMADA SRD: "SEM RAÇA DEFINIDA".
SER GATEIRA É DEIXAR DE LADO ALGUNS HÁBITOS HUMANOS E ASSUMIR-SE UM POUCO FELINA, MISTURA ESSA MUITAS VEZES CRITICADA PELOS QUE NÃO PARTILHAM DESSA CONVIVÊNCIA, DESSA DUALIDADE DO SER HUMANO.

SOU GATEIRA. JÁ CRIEI MAIS DE 25 GATOS. ALGUNS ME FORAM DADOS COMO PRESENTES. OUTROS VIERAM ATÉ MINHA CASA. FORAM ABANDONADOS. MIARAM BAIXINHO. PROCURARAM AABRIGO. FORAM ACOLHIDOS. OUTROS TROUXERAM SUAS CRIAS. FORAM FICANDO. CRIAMOS LAÇOS FORTES. APRENDI MUITO. ERREI TAMBÉM.
ALGUNS DELES SE FORAM. POR VONTADE PRÓPRIA OU POR ENCANTAMENTO. MAS ESTAMOS TODOS JUNTOS, FISICAMENTE OU NA MEMÓRIA, NESSA GRANDE COMUNIDADE AMOROSA.

HOJE SÃO 13. VIVEMOS JUNTOS NUMA CHÁCARA. DISTANTE DO MOVIMENTO DE CARROS E DE PESSOAS. OS VIZINHOS, OU SÃO GATEIROS OU CACHORREIROS. COMPREENDEM O MUNDO ANIMAL.

ASSIM, FICAM PROTEGIDOS. PROTEGEM ESTE ESPAÇO TAMBÉM. A QUALQUER RUÍDO DIFERENTE DO USUAL, SAEM, PERSCRUTAM, ESTICAM AS ORELHINHAS. DÃO O SINAL: DE GENTE OU DE BICHO.

SÃO VACINADOS, VERMIFUGADOS E ACOMPANHADOS PELA VEETERINÁRIA DA CLÍNICA VETERINÁRIA AUA AU MIAU, DRA. KÁTIA MICHELIN, DA CIDADE DE AMPARO. FICAMOS TODOS AMIGOS.
UM DIA QUANDO EM 1996 LEVEI MEU PRIMEIRO GATO BLACK MIAU PARA SUA CONSULTA, ELA ME DISSE: "QUEM COMEÇA COM UM, NÃO PARA."
NÃO ACREDITEI. HOJE ENTENDO QUE ERA UMA PROFECIA. TORNEI-ME GATEIRA. DE CARTEIRINHA.

2 comentários:

  1. oi achei o seu texto e devo confessar que me identifiquei quase até o final, a unica diferença é o veterinario a cidade o felino, e a profecia...hihihi...
    no resto posso dizer e concordar com tudo do começo ao fim ser gateira é tudo isso e muito mais ...são horas de sono perdida, são salarios que desaparecem e são amores que nao se esquecem... o seu texto mudou meu dia hj...muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Mrs. Hale. Agradeço seu comentário. De fato os gatos são apaixonantes. E sabem que são. Modificam nosso dia-a-dia. São amores inesquecíveis como vc bem disse.

    ResponderExcluir