quinta-feira, 22 de julho de 2010

PRA RELEMBRAR NOSSOS TEMPOS ... FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL - TURMA 1966


OS ANOS 60 FORAM OS NOSSOS ANOS... DE 1963 A 1966. ÉRAMOS ALUNAS DA FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL DE CAMPINAS. DIGO ALUNAS, PORQUE ÉRAMOS 62 MULHERES E APENAS 1 HOMEM. DIZIAM QUE ERA "ESCOLA DE ESPERA MARIDO". NÃO FOI ASSIM. CLARO QUE UMAS TANTAS DE NÓS SE CASARAM, SE DESCASARAM... E CASARAM DE NOVO OU SEQUER SE CASARAM... MAS ASSISTENTES SOCIAIS, SIM. TIVEMOS O DIPLOMA EM NOSSAS MÃOS.

ALGUMAS DE NÓS SEGUIRAM OUTROS RUMOS. OUTRAS, NA MAIORIA FORAM FIÉIS À FORMAÇÃO.

FOI NOSSA PROFISSÃO ATÉ A APOSENTADORIA, QUE NA ÉPOCA NEM PENSÁVAMOS.

NOSSA GRANDE MESTRA FOI MADRE MARIA DE MESQUITA SAMPAIO, DIRETORA ETERNA DA FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL. TRATAVA-NOS COMO COLEGIAIS DE COLÉGIO INTERNO.

A FACULDADE ERA AGREGADA À UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS. MAS ERA MESMO PROPRIEDADE DAS MISSIONÁRIAS DE JESUS CRUCIFICADO.

E ASSIM SE DEU NOSSA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. NÃO FICAMOS BEATAS, MAS O GOLPE MILITAR DE 1964 NOS PEGOU DE SURPRESA... ALGUMAS MILITARAM. OUTRAS NÃO ENTENDIAM O QUE SE PASSAVA. VIVEMOS A REPRESSÃO. EXERCEMOS A PROFISSÃO EM MEIO À DITADURA.

USUFRUIMOS PORÉM, OS MOMENTOS MARCANTES NA MÚSICA, NO TEATRO, NA LITERATURA, NAS ARTES E NA COMPREENSÃO DESSE SOCIAL INCOMPREENSÍVEL EM QUE DEVERÍAMOS TRABALHAR. DEU CERTO. ESTAMOS AQUI. NOS ENCONTRAMOS PERIODICAMENTE. COM ALGUMAS MAIS, COM OUTRAS MENOS... COM OUTRAS... NUNCA MAIS... ESSA É PARTE DE NOSSAS VIDAS QUE CONTO UM POUCO AQUI, TRAZENDO PARA A CENA PARTE DE MINHA MEMÓRIA, PARTE DAS LEMBRANÇAS E MUITA SAUDADE.


cidinha souza pinto































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário