quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ANOS 50, 60 - VOCÊ TEM BOA MEMÓRIA?

VOCÊ SE LEMBRA...

-Das canetas tinteiro Parker 21 e 51, que não tinham carga e sim, em sua parte superior, um sistema com um pequeno reservatório de borracha que apertávamos para sugar a tinta azul real lavável ou azul real permanente. Vinham num vidro em formato de losango dentro de uma caixa de papelão do mesmo formato.
-Do mata borrão, amigo inseparável das canetas tinteiro. Um papel cor de rosa poroso que colocávamos em cima da escrita para retirar o excesso de tinta.

-Da máquina de lavar roupas da marca Bendix.

-Do Gumex, um fixador de cabelo, cor de rosa, que era passado com o cabelo molhado e o deixava duro como um arame. O slogan era :duralex sedilex, no cabelo só gumex.

-Sapato tanque, com sua sola de couro na qual nossas mães pediam aos sapateiros que colocassem umas chapinhas metálicas no bico e no calcanhar para aumentar a durabilidade do solado.

-Do escovão, da enceradeira elétrica com suas 3 escovas circulares que espalhavam a cera no assoalho, e depois eram colocadas umas peças de flanela sobre as escovas para aumentar ainda mais o brilho. A diversão da criançada era ligar a enceradeira sem ninguém segurando, e ela sai rodopiando igual a um bêbado, pela sala.

-Da galocha, um sapato de borracha preta, que era colocado sobre o sapato normal nos dias de chuva. Não deixavam passar nenhuma gota d’água para os pés.

-Dos Sabonetes Eucalol, Lifeboy, Vale Quanto Pesa e Lever, do Sabão em Pó Rinso e do Anil, uma pequena pedra azul que colocada numa “trouxinha” de pano servia para enxaguar a roupa, clareando-a após serem deixadas pra “quarar”

-Do Guaraná Caçula, com sua mini-garrafa que dava pra beber de um gole só, do Grappete (quem bebe Grappete repete...) que deixava a língua roxa por um bom tempo.

-Do Vic-Maltema, um dos primeiros achocolatados.,

-Do Emplastro Sabiá, um adesivo todo furadinho, que prometia curar desde bronquite até bico de papagaio.

-Das calças sociais de Tergal ou de Nycron com seu vinco permanente, e do Brim Coringa, precursos do jeans atual

Referência em : http://fotolog.terra.com.br/outromundo:1007

E tem mais ainda....

http://www.nautilus.com.br/clientes/pontes/diversos/tempopassa.htm
Por João Jenidarchiche.

Aqui entre nós:

-Você já leu “O Esporte” – “O Governador” – “Folha da Manhã” - “O Correio Paulistano” - “A Hora” – “O Pasquim” - “Tico Tico” “Noite Ilustrada” – “Folha da Noite” – “Notícias Populares” - “Revista do Rádio” - “A Cigarra” - “Realidade” - “O Cruzeiro”? Falando em Cruzeiro, lembra do Amigo da Onça?

-Já andou de Romiseta, de Lambreta, de Cadilac, de Pontiac, de Aéro Willys, de Fissori, de Vemaguete, de Dolfini, de Gordini, de Simca Jangada, de Mércury, de Rabo de Peixe, de Packard, de Hudson, de Buick, de Nasch, de De Soto, de Simca Chambord, de Esplanada?

-E de bonde, chegou a andar? Aquele aberto ou o camarão?

-Juntou Figurinhas das Balas Futebol? Das balas seleções? Você colava as figurinhas com Goma Arábica ou cola feita com água e farinha de trigo?

-Sua bicicleta era Monark ou Bianchi?

-Conheceu os Móveis de Aço Fiel?

-Já ofereceu uma música para alguém em parque de diversão ou quermesse?

-Quando resfriado, tomou injeção de Eucaliptol?

-Seu pai usava chapéu Prada, Cury ou Ramenzzoni?

-Lembra quando todas as geladeiras eram brancas e todos os telefones eram pretos?

-Já teve um terninho de marinheiro? Tirou fotografia com algum?

-Chegou a ter uma calça Rancheiro, feita de brim Coringa, “aquele que não encolhe”?

-Sua mãe utilizava ovo de madeira para coser as meias? E a linha era Corrente?

-Sua mãe lhe dava Limonada Purgativa, Lacto Purga, Magnésia Leitosa, Salamargo, Entero Viofórmio, Magnésia de Philips, Óleo de Ríssino, Magnésia Bisurada ou Magnésia São Pelegrino?

-Já dançou boleros ao som de discos do Trio Los Panchos, de Benvenido Granda, de Gregório Barros, de Lucho Gatica? Os discos eram da RCA Vitor, Philips, Continental, Odeon, Copacabana ou Poligran?

-Sua TV era Semp, Windsor, Admiral, Colorado, Empyre ou Zenith?

-Seus ídolos eram o Rock Lane, o Zorro, O Búfalo Bil, o Fantasma, o Durango Kid, Roy Rogers, o Tom Mix ou o Hopalong Casside?

-Seu pai fumou cigarros Fulgor,Aspásia, Saratoga, Sir, Negritos, Conchitas, Star, Fulgor, Yolanda, Everest, Lincoln, Luiz XV, Misbela, Vai e Vem, Hípicos, Petilondrinos, Macedônia, Pulmann, Castelões, Liberty, Astória, Columbia, Monitor, Kent, Beverly, Fio de Ouro, Lord, Big Bem, Líricos, Elmo liso e com ponta, Neusa? E cigarrilhas Tálviz?

-Fez cigarro de folha de jornal? E de talo de xuxu? De cigarrinho de chocolate aposto que você gostava.

-Assistiu Marcelino Pão e Vinho? Lá Violetera? Sangue e Areia? Ben-Hur? Tempos Modernos? Volta ao Mundo em 80 dias? 20 Mil Léguas Submarinas?

-Era chegado num drops Kids ou Dulcora?

-Usa até hoje Leite de Colônia ou Leite de Rosas?

-Lembra-se das Molas Suedem (aquelas que nunca cedem)?

-Lembra das orquestras Copacabana, Sílvio Mazzuca, Perez Prado, Biribas Boys, Osmar Milani, Erlon Chaves, Radamés GnataliI?

-Por falar em baile, você ia com calça boca de sino?

-E os padres que rezavam missa de costas para os fiéis?

-Lembra-se de quando a bateria de carro era chamada de acumulador?

-Você já dormiu numa cama Patente? O colchão era da Probel?

-Seu sanfoneiro preferido era o Sivuca, o Mário Zan, o Carlinhos Mafazzolli, o Ucho Gaeta, a Adelaide Chioso ou o Mário Genari Filho?

-E no cavaquinho: Valdir Azevedo ou Jacó do Bandolin?

-Já teve um bilboquê, a quem se chamava bibloquê ?

-Lembra das missas rezadas em latim?

-Por falar em missa, lembra-se que as mulheres usavam véus para comungar?

-Na tua casa já teve moringa? E filtro Sallus?

-Já usou ternos risca de giz? Usava gravata com prendedor? Colocava distintivos na lapela e lencinho no bolso do paletó?

-Usou camisa ou blusa Volta ao Mundo?

-E conjuntinho de BanLon?

-Acompanhou O Direito de Nascer, Escrava Isaura, Estúpido Cupido, Irmãos Coragem, Redenção?

-Já teve um radinho Spicka?

-Nos olhos pingava Lavolho ou Colírio Moura Brasil?

-Bebia Fogo Paulista, Biter, Creme de Ovos, Grapete, Kimel, Amargo Gambarota, Ferro Quina Bisleri, Trentini, Vinho Quinado, Genciana, Anisete, Passarela? Chegou a tomar a Cerveja Preta Mossoró?

-Usava meias Lupo e Lobo? E lenços Presidente?

-Sua tosse, foi curada com Fimatosan? E a bronquite com Rhum Creosotado? Tomou Biotônico Fontoura? Se tomou aposto que leu o livro de Jeca Tatu. Certo?

-Já teve um par de sapatos Clark?

-Já tomou vinho Reconstituinte Silva Araújo?

-Lavava-se com sabonete Lifeboy, Eucalol, Vale Quanto Pesa, Carnaval ou Linda Ross? Após o banho chegou a usar o talco Ross? E o óleo e o talco Jonhson? Chegou a usar creme Rugol, Antissardina, pomada Minâncora? E Creme Ponds?

-Já tomou Cremogena?

-Teve uma máquina fotográfica Kapsa?

-Quando bebê, em dor de ouvido, sua mãe lhe ministrava Aurissedina? Vai dizer que ela nunca aqueceu um pano com óleo Singer quente e colocou-o sobre seu ouvido.

-Por falar em mãe ela usava cera Dominó, Fidalga ou Parquetina? E a preferência era por sabão Campeiro, Cristal, Solevante, Moreninho, Vencedor ou Platino? Aposto que já usou sabão de cinzas também, certo? E papel higiênico Tico Tico?

-E sabão em pó era Lux ou Rinso?

-A máquina de costura de sua mãe era Vigorelli, Singer ou Elgin?

-Sua mãe tinha preferência por qual óleo: Lírio, Solevante, Delícia ou Salada?

-Já colocou azul de metileno nas balas dadas aos amigos? Por falar em balas lembra das balas Paulistinha e balas e doces Confiança?

-Já teve um violão Del Vechio? Um Di Giorgio?

-Já escalou um pau de sebo em festa junina?

-Já usou aquela pulseirinha de cobre para reduzir a pressão arterial?

-Sua caneta era Park 21, 51 ou Sheafers?

-Usou creme dental Signal (aquele das listas vermelhas) e Eucalol?

-Jogou batalha naval, aquela comprada em papelaria, riscada no papel.

-Já teve uma Gaita Hering?

-Sua mãe usava ferro a carvão? Ela passava escovão no assoalho?

-Desculpa a intimidade mas você se lavava em tina ou em bacia? Esfregava-se com bucha?
-Chegou a se comunicar na língua do P?

-Lembra dos “lanterninhas” no cinema?

-Chegou acender cigarro no sol, com lente de óculos?

-Tomava Toddy, Vic Maltema ou Ovomaltine? E Arrozina?

-Vocês tinham Super Flit? E Espiriteira?

-Para insetos era Detefon ou Neocid?

-Para brilho no alumínio era Cito Pox?

-Para clarear as roupas brancas usava o Anil Colmann?

-Para engomar a camisa do pai era com Goma Pox?

-Gostava de Alvarenga e Ranchinho, Jararaca e Ratinho, Torres Florêncio e Rieli, Titulares do Ritmo, Quatro Azes e um Curinga, Bando da Lua, Dupla Ouro e Prata, as Irmãs Galvão, Bob Nelson, Cascatinha e Inhana, Motinha e Nha Fia, do Zé Fidelis, do Pagano Sobrinho, Nhô Totico, da Nhá Barbina, Wilma Bentivegnha, do Ivon Cury, Ciro Monteiro, Caco Velho, Agostinho dos Santos, Altemar Dutra, Nora Ney, do João Dias (nem falo de Francisco Alves, do Mazzaropi, do Fuzarca e Torresmo, do Pimentinha e Arrelia, do Piolim, Carequinha, do Vicente Leporaci, Amaro César, Enzo de Almeida Passos, Moraes Sarmento, Henrique Lobo, Blota Júnior, Sonia Ribeiro, Randal Juliano, Maria Estela Barros, Odair Batista do arquivo musical? E do J. Silvestre? Lembra do regional do Rago? E do regional do Santana? E do Zimbo Trio?

-Chegou a ver a tua mãe abanando o fogão à lenha com tampa de panela?

-Na dor de dente você usava Guaiacól?

-Chegou a ser operado da garganta e do apendicite (É que hoje em dia tais operações são muito raras)? Por falar em garganta, com o que sua mãe pincelava a sua?

-Assistia as séries Bonanza, Bat Masterson, Vigilante Rodoviário, Rin Tim Tim? Lembra das trapalhadas do Sargento Garcia na série do Zorro?

-Você tinha radio vitrola? E relógio Cuco?

-Brincava com bambolê? Usava calças da Levis, blusa de banlon e saia plissada?

-Ouvia a PRK 30? A Escolinha de dona Olinda, o Edifício Balança mais não cai, O pic up do Pica Pau, Hoje é domingo, Grande Jornal Falado Tupy, Parada de Sucessos, Hora da Ave Maria (com Pedro Geraldo Costa), Repórter Esso, O crime não compensa, Cadeira de Barbeiro, Expresso da Alegria, Broto também tem saudades, Astros do disco, Na beira da túia, Histórias das malocas, Família Trapo, Entrega do prêmio Roquete Pinto, Esta noite se improvisa, O céu é o limite, Concerto para a Juventude, Gincana Kibon?

-Chegou a ter um par de alpargatas roda?

-Já teve sapatos de verniz?

-Já usou aquelas chapinhas na biqueira e no salto dos sapatos para reduzir o desgaste do couro da sola?

-Viu algum filme em terceira dimensão comóculos de papel que tinham uma lente verde e outra vermelha?

-Levou enxovais Artex para o casamento?

-A tua vedete preferida do teatro rebolado era a Elvira Pagã, Luz Del Fuego, Mara Rubia, Carmem Verônica, Virgínia Lane (a vedete do Brasil) Sonia Mamede, Renata Fronzi ou Marli Marley?

-Lembra do Topo Gigio? E do Sigismundo?

-Já escorregou em Tobogã?

-Jogou figurinha à bafo?

-Chegou a pedir benção e santinho para padre?

-Você saia na chuva com galocha e capa de chantung?

-Teu lápis era John Faber ou Castell?

-E saia godê guarda-chuva?

- E vestido "tubinho"


Lembra-se de mais alguma coisa ? Deixe seu registro

11 comentários:

  1. Marina Camargo Costa30 de novembro de 2010 11:41

    Quem são os amigos da Etelvina?
    Cito, Pox e Parquetina!

    Vestido Charleston, camiseta de suedine, pijama de flanela (inverno) pijaminha ou camisola de voil de algodão (verão). Huuummm, que saudade!

    ResponderExcluir
  2. cigarrinho de chocolate

    ResponderExcluir
  3. É gratificante psquisar uma bela e importante
    postagem como esta. O autor evoca à memora, coisas de um passado não muito distante. O Objetivo é não deixar esquecida a época de ouro do Brasil. Da jovem guarda, da tropicália, dos grandes vultos que fizeram a história do país Acesse o blog do Painho, que você vai ler assuntos de real interrese para sua familia e
    amigos. painhoadj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Painho, vou acessar seu blog. Agradeço seus comentários. Não podemos mesmo perder de vista a história. Tive o prazer imenso de viver a infância, a adolescência e a idade adulta, fazendo parte, na maioria, dessa maravilhosa parafernália.

    ResponderExcluir
  5. Após os lembretes de "O tempo passa" ouso passar outra peça de recuerdos, ainda que bem mais recente, intitulada de "MEU CARRO AMOR"

    MEU CARRO AMOR

    O PANORAMA está mudando, OGGI estou triste.
    Me PASSAT para trás. Falo, falo e ficas caLADA,
    só porque numa CARAVANa, fui desfrutar de um VERANEIO
    desacompanhado de qualquer PERUA.
    Afinal quero ter meu SPAZIO.
    ESCORT bem o que tenho a te dizer, sem PALIOativo
    ConFIAT em mim: meu amor por ti é UNO.
    KIA contigo? Vê se colaBORA
    Deixa de SCENIC de ciúmes
    Não sejas inFLEXivel
    Vamos viver paCIVICamente
    Não te troco por MILE mulheres, minha SUPREMA paixão.
    Só vivo PARATI: És meu maior PRÊMIO. Amar-te é minha SIENA
    Sabes COMODORO a ti. Sempre adorei teu aFARGO.
    Lembra da primeira vez que tu me PEUGEOT? bem no rosto?
    E aquele FOX agarradinho no baile de sua formatura?
    Este sempre foi o meu STILO
    És o meu único HOBBY
    Sob qualquer PRISMA
    Me CORSA, eu gosto e riu, em verdade só me FOCUS em ti
    Prefiro jogar meu coração fora, APOLLO em outras mãos.
    Teu olhar me oFUSCA. Gosto de ti às PAMPAS.
    Olha, aMAREAquilo que eu sempre quis
    Como manda o FIORINO, não te troco por todo tesouro DEL REY.
    Por ti percorro qualquer STRADA
    Mais ainda: sou capaz de ir a pé de um PÓLO ao outro
    Por ti deixei de jogar canASTRA e GOLF.
    Se preciso for, por toda a vida eu te ESPERO
    Sabes o QUANTUM eu te amo?
    És o COROLLArio do meu existir
    Concordo, não sou muito DIPLOMATA.
    Entretanto, dizias que eu era umOMEGAlante
    E LOGUS agora mudas de comportamento.
    DODGE em diante vou ser mais realista:
    Afinal, que TIPO sou eu? Uma BESTA talvez?
    Será que estás a fim de me FERRARI?
    Ora, deixas de HONDA, vives sempre com os dentes a RANGER
    CITROENtristecido, tu nem ligas
    PUMA coisinha qualquer ficas sempre BRAVA
    Atenção tens para todos, só não TEMPRA mim.
    Quando te conto um problema dizes: CLIO tenho com isso?
    Eu estou sempre errado e tu sempre CELTA
    Vamos deixar deste CHEVY não molha, que isto me dá ASIA.
    Crês até nas FUSQUINHAS dos outros.
    Ciúmes tens da MERCEDES, da ELBA, da VERONA.
    Quando somes, pergunto KADETT meu amor?
    Estou meio VARIANTe.
    MONDEO do céu: ajuda-me, e também minha SANTANA.
    Nosso gênio não KOMBIna.
    Vivo a COURIER atrás de ti
    Se gosto do verde e do vermelho, gostas da CORCEL.
    Se gosto de agrião, gostas de ALFAce.
    Agora aviso: se for embora, nunca mais VOLVO.
    E garanto, não mudarei de IDEA
    Sumo para IPANEMA, ilha de MARAJÓ, SerJEEP, BRASÍLIA.
    Vou até para EUROPA, de preferência para VERSALHES,
    MONZA ou CÓRDOBA.
    E tem mais: se fores embora, boa VOYAGE,
    Neste caso não voltes mais. Nem que tu FORD ouro
    POINTER final e fim de FIESTA.

    Nota do autor: KA entre nós,
    VECTRAbalhão deu para fazer esta joça?

    João Jenidarchiche

    ResponderExcluir
  6. Belíssima sua contribuição. Assim, pouco a pouco vamos registrando cada momento da vida, tenhamos dele participado ou não. Agradeço a visita ao meu blog, que já não é mais meu, mas colocado à disposição dos que estiverem por aqui.
    Cidinha Souza Pinto

    ResponderExcluir
  7. Balas Ruth de figurinhas e ídolos da tela.

    ResponderExcluir
  8. O primeiro partner do Arrelia era seu parente Henrique.
    "Henrique & Arrelia" - naquele icônico circo, no Largo da Pólvora- lá, pelos inesquecíveis anos 40.

    ResponderExcluir
  9. Salvador,24.12.2014-4ª feira.

    Cidinha Souza Pinto :

    As canetas tinteiro PARKER 21, 41, 51 e 61, eu as usava, menos a 51. Tinha, também, as canetas tinteiro COMPACTOR, nacionais.
    Os refrigerantes da FRATELLI VITA, eram imbatíveis nos sabores : guaraná, gasosas de limão, de pêra, de maçã, de morango (deixava a língua vermelha), todos muito saborosos !
    Havia, também, um refrigerante chamado SPUMATE e outro de LIMÃO, numa garrafa escura, não gostava de nenhum dos dois !
    O refrigerante CRUSH, de sabor laranja, primeiro numa garrafa âmbar escura depois translúcidas.
    O champagne MICHELON.
    Fumava-se dentro dos ônibus, era normal !
    O achocolatado VIC MALTEMA.
    As salsichas VIENA, FRANKFURT e COCKTAIL, das marcas Wilson, Armour e Swift (era a melhor), todas elaboradas exclusivamente, com CARNES SUÍNAS !
    Ervilhas Swift PETIT POIS.
    Relógios de pulso CYMA, ETERNAMATIC.
    Relógios despertadores WESTCLOCK.
    Relógios de parede ANSONIA.
    Revolveres de brinquedo, de ESPOLETA, com cinto e coldres.
    REMA REMA, um tipo de velocípede.
    Carrinhos de madeira, com ROLIMÃS.
    Televisores WIDEVISION, RCA VICTOR, EMPIRE, ADMIRAL, COLORADO, INVICTUS, STANDARD ELECTRIC, ZENNITH, TELEFUNKEN, BLAUPUNKT.
    Máquinas de lavar roupas BENDIX, HOOVER.
    Refrigeradores FRIGIDAIRE, KELVINATOR, CLIMAX, GELOMATIC.
    Enceradeira elétrica Electrolux (3 ESCOVAS).
    Fogão a QUEROSENE.
    Fortificante EMULTONA, líquido preto e espesso.
    Enxaguatório bucal ODORANS.
    Pastas de dentes ANTI CARIE XAVIER (cor rosa), KOLYNOS, EUCALOL, GESSY.
    Papel higiênico PLUMATEX (folhas duplas com 40 metros), fabricado pela Johnson & Johnson.
    Purgante AGAROL.
    Cigarros DU MAURIER com 110mm., eram mais finos que os demais e o papel era marrom escuro, com filtro.
    Figos RAMY, enlatados pela CICA, eram muito bons !
    Doce de GOIABA CREMOSO CICA, em latas com 700gr.
    Balas de MEL, no formato de pequenos travesseiros quadrados e envoltas em papel transparente, não recordo a marca, eram muito boas !
    Balas sabor de frutas, no formato retangular embaladas em papel branco com a imagem da fruta e com as extremidades dobradas para baixo, muito saborosas, também, não recordo a marca !
    Os BALEIROS usavam cestas de vime.
    Os vendedores de TABOCAS, anunciando-as com o tilintar de um triângulo e usando grandes latas de gorduras 2, soldadas e com tampa !
    Havia as vendedoras de ACAÇÁ, enrolados em folhas de bananeiras e transportados em caixotes de madeira.
    Também, as vendedoras de FÍGADO os quais eram transportados em caixotes de madeira manchados de sangue e as suas roupas, também, sujas de sangue e mercavam bradando FIGÊÊÊ !
    Os ARMAZÉNS, atendiam os FREGUESES, pelo telefone e depois enviavam as compras em um caixote, na cabeça do entregador os quais percorriam até mais de 6 km para fazer as entregas um destes, chamava-se CENTRO BAIANO e localizava-se na esquina do Jardim do Campo Grande, com a entrada do Bairro do Canela, pertencia a espanhóis.
    Os BONDES trafegavam por toda a cidade, sem poluir, e eram bem mais baratos do que os ônibus !
    Na Cidade Baixa, havia ÔNIBUS ITALIANOS ELÉTRICOS, muito bons e confortáveis e SILENCIOSOS !
    As SALAS DE CINEMA: EXCELSIOR, LICEU, POPULAR, SANTO ANTÔNIO, PAX, ALIANÇA, JANDAIA, TUPI, TAMOIO (antigo GLÓRIA), GUARANI, BAHIA, CAPRI, POLITEAMA, OCEANIA, RIO VERMELHO, BRASIL, ROMA, ITAPAGIPE, NAZARÉ !
    Sorveteria PRIMAVERA, na Praça de São Pedro.
    Lojas DUAS AMÉRICAS, CASA MARCONI, RADIOFON, C. SAMPAIO, CASA CLEMENS, SLOPER, CASA DA MÚSICA, RADIOLAR, MILISAM, O ADAMASTOR, MISS ADAMASTOR, LIDO, A RIVAL JOIAS, KRAUSE JOIAS, CASA RODRIGUES, SOUTOMAIA, MAGAZINE FLORENSILVA, LOJAS BRASILEIRAS, O GIRASOL, MESBLA MAGAZINE ou MAGAZINE MESBLA, NOVA AMÉRICA, PIZZA HUT, LOJAS IPÊ, A LÂMPADA, SAPATARIA SANTANA.
    E muto mais.
    Jairo Pinto de Carvalho

    ResponderExcluir
  10. ACRESCENTAR O ACHOCOLATADO MILO !

    ResponderExcluir
  11. Trabalhei Cia Quimica Duas Âncoras nos anos 60, fabricante do Voto Pox Parquetina e também a graxa pra sapatos Sacy.Esta fábrica ficava ali na Av 4o. Centenário, ao lado do Ibirapuera. Uma curiosidade. Tinha o Sr Otto, que detestava usar clipps (grampinho), pois era o inventor dA cola "goma arábica"

    ResponderExcluir