quarta-feira, 29 de setembro de 2010

À PROCURA DE CAMINHOS

AUTODIDATA. NUNCA FREQUENTEI ESCOLAS DE ARTE E TAMPOUCO TIVE PROFESSORES. DA ARTE, ENTENDO POUCO, QUASE NADA. DESDE MUITO CEDO, CONTUDO SENTI NECESSIDADE DE EXPRESSAR-ME, FOSSE POR MEIO DA LINGUAGEM ESCRITA, DAS FORMAS OU DAS CORES. DIFÍCIL ERA IDENTIFICAR O CAMINHO. AS EMOÇÕES CHEGAVAM DESORDENADAS. O ATO CRIADOR É CONFUSO. TRANSCREVÊ-LO, QUASE IMPOSSÍVEL. ENTÃO, EXPERIMENTA-SE. E FOI ASSIM. EXPUS-ME A MIM MESMA, OLHEI A CARA DO MEU INTERIOR E SEGUI UM CAMINHO. DEPAREI-ME COM ENCRUZILHADAS, COM O DESACREDITAR, ENCOLHER-ME E REVISITAR-ME. FUI FAZENDO MINHA ESCOLA, ATÉ DE MANEIRA TÍMIDA, EGOÍSTA. GUARDEI OS TRABALHOS POR ALGUM TEMPO EM GAVETAS, ESCONDENDO-O POR RECEIO DE MINHA AUTO CRÍTICA. ERA SEVERA. FIZ CÓPIAS DE FOLHINHAS, DE PAISAGENS, USEI TINTAS ESCOLARES ATÉ QUE, TENDO SAÍDO DE PIRASSUNUNGA PARA ESTUDAR EM CAMPINAS, JUNTEI-ME A UM PEQUENO GRUPO DE ASPIRANTES A ARTISTAS DA CIDADE DE VALINHOS. ERA O GRUPO "PESQUISA 70". FAZÍAMOS ARTE NA PRAÇA. MOSTRÁVAMOS NOSSOS TRABALHOS EM VARAIS. O PÚBLICO ERAM OS PASSANTES. ACOLHEDORES. COMEÇAVA AÍ A EXPERIÊNCIA QUE VIRIA COM O PASSAR DO TEMPO SER TRANSFORMADORA: APROPRIAR-ME DA MINHA ARTE EM SUAS MÚLTIPLAS FACES DA EXPRESSÃO E TRANSFORMANDO-ME COM ELA. FORAM RITOS DE INICIAÇÃO. RESPONDI A CHAMAMENTOS. OUSEI. ESTÁ DANDO CERTO. ESTOU POR AQUI.
Exposições na Praça - Grupo Pesquisa 70 - Valinhos- spÓleo sobre tela - Obra exposta na Secretaria Municipal de Cultura - Campinas - 1970





Misturando Guache sobre papel e acrílico sobre tela
Meus pais: Maria Teresa Fusca e Orlando de Souza Pinto





1970 - Acrílico sobre tela

1974 - Participação de Coletiva - SESC Campinas - 1975

Com o artista plástico Egas Francisco, coordenador da mostra. Pintura acrílico s. tela - Título "O grande Gatsby" -( título emprestado de um filme da época)


Nenhum comentário:

Postar um comentário