sábado, 19 de fevereiro de 2011

AMARELINHA

RISCAS NO CHÃO.
EM QUALQUER CHÃO.
DESENHADOS,
SULCADOS.
POR PEQUENAS MÃOS.

DÁ PRA PULAR?
DÁ PRA ENGANAR?
ANDA PRA FRENTE
VOLTA PRA TRÁS
CÉU E INFERNO
QUEM VAI COMEÇAR?

PEDRA PEQUENA
QUE CAIBA NA MÃO
AMARELINHA
OU DE QUALQUER COR.
SE ESCORREGA DEMAIS,
PASSA DAS RISCAS
PERDE A VEZ
CRIANÇAS EM CORO:
“FORA DO JOGO”.

VAI PRO CÉU?
SAI DO INFERNO?

DEIXA DISSO
CORRE PRA IGREJA
DIGA PRO PADRE
QUE VOLTA AO JOGO.
CÉU E INFERNO
PURA INVENÇÃO.
MELHOR É BRINCAR
SEM PUNIÇÃO.
A TRANSGRESSÃO
É PARA O MOMENTO
SEM SOFRIMENTO.
SEM CONFISSÃO
.
AMARELINHA
Amarelinha vem do
francês marelle, que por adaptação popular ganhou a associação com amarelo e o sufixo diminutivo.

Uma das versões do riscado da Amarelinha
O
jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, exemplificada na figura ao lado, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.
Tira-se na
sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente.
Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
Em uma outra versão, mais
complexa, o jogo não termina aí. Quem consegue chegar ao céu vira de costas e atira a pedrinha de lá. A casa onde ela cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome (caso não acerte nenhuma, passa a vez ao próximo jogador). Nestas casas com "proprietário", nenhum outro jogador pode pisar, apenas o dono, que pode pisar inclusive com os dois pés.
Nesta versão, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas.
Fonte: wikipedia

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